Estreia de “Mr. Sganzerla – os Signos da Luz”

O último filme da série Iconoclássicos aborda o universo criativo de Rogério Sganzerla

Orson Welles, Noel Rosa, Jimi Hendrix e Oswald de Andrade. Partindo desses signos recorrentes na filmografia de Rogério Sganzerla, Joel Pizzini desenha o campo de influências e inspirações do cineasta, famoso por dirigir O Bandido da Luz Vermelha. O documentário chega aos cinemas no dia 25 de maio, com entrada gratuita.
O método de criação, a musicalidade do olhar, o estilo inovador na montagem e a atitude iconoclasta de Sganzerla atravessam o filme em linguagem vertiginosa. Narrado em primeira pessoa, a partir de imagens raras e situações encenadas, Mr. Sganzerla – os Signos da Luz revela a visão de mundo do autor catarinense, refletindo sobre seu percurso inventivo.

O filme mostra a parceria do artista com a atriz e também produtora Helena Ignez, personalidade importante para o Cinema Marginal – parceria que revolucionou a mise-en-scène no cinema. E conta ainda sobre o envolvimento de Helena, Sganzerla e Julio Bressane com a Belair, produtora fundada pelo trio e que concebeu produções de forte impacto para a época.

Mr. Sganzerla – os Signos da Luz é o último documentário da série ICONOCLÁSSICOS, composto de cinco filmes sobre artistas que são referências importantes no contexto da produção cultural brasileira. Também integram a série longas sobre o artista plástico Nelson Leirner (Assim É, se Lhe Parece), o cantor Itamar Assumpção (Daquele Instante em Diante) e o diretor, autor e ator Zé Celso (EVOÉ! Retrato de um Antropófago), e uma adaptação do livro Catatau, do poeta Paulo Leminski (Ex-Isto).

Material de arquivo e entrevistas foram utilizados para mostrar a postura iconoclasta e visionária desses artistas. Cada uma das produções audiovisuais foi realizada por um diretor de destaque no contexto cinematográfico brasileiro, imprimindo uma qualidade autoral às obras.

No hotsite você encontra as sinopses dos cinco filmes, além das biografias dos artistas retratados e dos diretores, e o teaser da série. Confira abaixo os locais de exibição de Mr. Sganzerla – os Signos da Luz. Os horários das sessões serão divulgados em breve no site do Itaú Cultural.

Assista o trailer

Onde

Espaço Unibanco de Cinema – Augusta
Rua Augusta, 1.475 e 1.470 – Consolação

Unibanco Arteplex Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 569 – Consolação

Espaço Unibanco de Cinema – Pompeia
Rua Turiassu, 2.100 – Barra Funda

Preço

Entrada gratuita

Anúncios