Mostra de documentários africanos na Caixa Cultural Sé

Continente vasto em território e complexidade, a África tem sido abordada nos últimos anos por uma significativa produção cinematográfica, que tem possibilitado diferentes reflexões sobre seus valores e paradigmas – fora da ótica, por vezes esquemática, de Hollywood.

Um panorama dessa cinematografia contemporânea ganha destaque na Caixa Cultural Sé, de 29 maio a 10 de junho, por meio da programação de “África Hoje”.

A primeira mostra internacional de documentários africanos no Brasil exibe 24 filmes, realizados por cineastas de diversas nacionalidades, incluindo França, Egito, Inglaterra e EUA.

O festival traz diferentes olhares sobre universos africanos pouco conhecidos do grande público e também registros que discutem questões intimamente ligadas à identidade do continente, como a segregação social, as relações internacionais, as marcas das guerras e a condição da mulher.

A evento, que passou pelo Rio de Janeiro, tem sessões únicas e entrada Catraca Livre. A curadoria é do moçambicano Pedro Pimenta, organizador do Dockanema, principal festival internacional de documentários na África, e da cineasta Luciana Hees.

Os detalhes sobre os filmes e as sessões estão disponíveis no site “África Hoje”.

Serviço

Quando
29 de maio a 10 de junho (3ª a domingo)

Onde
Caixa Cultural Sé
Praça Da Sé, 111 – Centro

Quanto
Entrada gratuita

*3 sessões diárias – consulte a programação.

Anúncios