Mostra “On The Road”

Pegando carona no lançamento de On The Road – Na estrada, novo longa de Walter Salles, adaptado do romance do escritor Jack Kerouac, a Cinemateca apresenta neste mês um ciclo de filmes dedicado aos road movies, gênero frequentemente associado ao cinema americano e ao universo da contracultura dos anos 1960, cujo marco fundamental é Sem destino, de Dennis Hopper.

Ainda que seja uma das expressões mais genuínas da cultura norte-americana, o road movie lançou-se para outras cinematografias, servindo aos mais diferentes propósitos estéticos e narrativos. É dentro deste espírito que a Cinemateca promove a mostra On The Road, reunindo desde clássicos como o longa de Hopper até uma série de produções brasileiras recentes. Algumas das obras que serão exibidas: Diários de motocicleta, de Walter Salles, Cinema, aspirinas e urubus, de Marcelo Gomes, Viajo porque preciso, volto porque te amo, de Karim Aïnouz e Marcelo Gomes, Árido movie, de Lírio Ferreira, Estrada para Ythaca, de Guto Parente, Luiz Pretti, Pedro Diogenes e Ricardo Pretti, A última estrada da praia, de Fabiano de Souza, A fuga da Mulher Gorila, de Felipe Bragança e Marina Meliande e Além da estrada, de Charly Braun. A seleção de filmes brasileiros ainda conta com os clássicos Iracema – uma transa amazônica, de Jorge Bodanzky e Orlando Senna, e Bye bye Brasil, de Carlos Diegues, e ainda inclui o raro O mentiroso, paródia ao gênero dirigida por Werner Schünemann no final dos anos 1980.

Além da programação de longas, a Cinemateca também abre espaço para curtas-metragem. O projeto CURTA CINEMATECA exibe durante todo o mês curtas brasileiros inspirados pelo tema.

Para a programação completa de filmes, acesse: www.cinemateca.gov.br

Quando:

de 6/6 a 24/6

Onde:

Cinemateca Brasileira
Largo Senador Raul Cardoso, 207 (próximo ao metrô Vila Mariana)

Preços:

R$ 8,00 (inteira) / R$ 4,00 (meia-entrada)

Anúncios